Airbag, também conhecido por bolsa de ar, almofada de ar, é um componente de segurança dos veículos automotores.
Essas bolsas de ar ficam dobradas dentro do volante, painel, teto, revestimento das portas e colunas de um veículo. No caso de uma colisão, elas inflam rapidamente, protegendo a cabeça e o tórax, diminuindo o deslocamento dos passageiros dentro do automóvel.
O sistema do airbag possui uma central eletrônica de controle, reagentes químicos e a bolsa ou almofada de ar.
Devido a uma desaceleração brusca, o equipamento é acionado. Isso ocorre em uma colisão.
O sensor identifica quando a velocidade varia pelo menos 20 quilômetros por hora em um curto espaço de tempo.
Quando ocorre a colisão, o sensor eletrônico envia um sinal elétrico, gerando uma reação química entre nitrato de potássio e nitreto de sódio. Eles oxidam, formando nitrogênio suficiente para encher a bolsa (que pode ter entre 60 e 90 litros) em apenas 30 milésimos de segundo.
Quando o airbag abre, percebe-se a presença de uma nuvem de pó branco no interior do carro. Este pó é um talco usado para evitar que o saco de nylon grude e dificulte a abertura, em caso de acidente.
A bolsa tem vários furos e começa a desinflar logo depois de encher – isso porque o choque contra um airbag inflando seria tão ruim quanto bater direto no painel.
– Sempre utilize cinto de segurança. No carro com airbag, as pessoas que estiverem sem cinto podem se machucar ainda mais;
– Os motoristas devem sempre manter as mãos nas extremidades do volante, para que o airbag possa abrir sem dificuldades;
– Não viaje com objetos que, em caso de acionamento do airbag, possam causar ferimentos no impacto com a bolsa de ar;
– Os passageiros do banco dianteiro não devem colocar os pés sobre o painel, pois isso, além de dificultar a abertura do equipamento, pode causar ferimentos graves para quem estiver no veículo com a postura errada.
O airbag só funciona uma vez e após acionado, precisa ser substituído – o que pode implicar na troca de outras peças do painel e volante.
Um estudo feito em 2008 pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária concluiu que, se todos os carros envolvidos em acidentes no Brasil tivessem airbag, o dispositivo poderia ter salvado 3.426 vidas entre 2001 e 2007 e poupado 71.047 feridos dos seus machucados.
Validade
O manual do proprietário estabelece um prazo de validade para o airbag de cada veículo, que varia de 15 a 20 anos, de acordo com o modelo e a marca.
Reparos
O proprietário do veículo deve tomar alguns cuidados ao fazer manutenção nos pontos em que estão alojadas as bolsas infláveis, como volante, painel, bancos e teto.
“Algumas pessoas acham que, ao realizar um conserto no volante, existe o risco de o airbag explodir. Esse risco praticamente não existe, pois o que faz um airbag ser acionado são sinais eletrônicos, enviados por sensores, quando há uma forte desaceleração e deformação do chassi. Mas, se esses reparos não forem feitos por profissionais especializados, pode ocorrer, por exemplo, a ruptura de um cabo, que vai prejudicar o funcionamento, fazendo com que a luz indicativa de problemas se acenda no painel”.