O Carburador é o responsável pela dosagem da mistura ar/combustível em um motor de combustão interna, o funcionamento do carburador é totalmente mecânico. O ar aspirado pelo pistão passa em alta velocidade pelo difusor (um estreitamento de passagem) arrastando uma porção de gasolina da cuba. A borboleta que é ligada diretamente ao pedal do acelerador, dosa a quantidade de mistura que o motor precisa aspirar.
Entre os carros nacionais, o sistema carburado começou a ser substituído pela injeção eletrônica em 1989, com o lançamento do Gol GTI.
Em dias frios, um carro carburado tem maior dificuldade na hora da partida. A dica para fazê-lo pegar é puxar o afogador e virar a chave. Se o motor não funcionar em segundos, pare de tentar, espere alguns segundos e tente novamente. Mas um alerta. Ficar forçando a chave para fazer o motor ligar, além de prejudicar a bateria, pode danificar o motor de arranque.
Sinais de que o dispositivo precisa de uma regulagem é o funcionamento “áspero” do motor. Também podem indicar problemas no sistema:
- vibrações do volante em marcha-lenta
- aumento de consumo
- trepidação do propulsor durante as acelerações.