O sistema de injeção eletrônica, que substituiu o carburador utilizado nos veículos mais antigos, tem a função de dosar a mistura ar/combustível, pulverizando-a através do coletor de admissão dentro da câmara de combustão, fazendo com que o veículo tenha um menor consumo de combustível e o mínimo de emissão de poluentes. Ao contrário do antigo carburador, que tem funcionamento mecânico, a injeção usa uma tecnologia mais avançada, controlada eletronicamente por um módulo central.
Através de sensores, a unidade de comando monitora em tempo integral o funcionamento do sistema e, através dos atuadores do veículo, corrigem seu funcionamento. Por exemplo: o atuador de marcha lenta mantém o propulsor em funcionamento estável, quando não estamos acelerando.
Os benefícios dessa tecnologia fazem com que o motor tenha sempre o máximo de potência e desempenho, além de menor consumo de combustível, gerando melhor relação custo/benefício, com o mínimo de emissão de poluentes.
- Perda de potência do motor;
- Consumo excessivo;
- Luzes do sistema acesso no painel;
- Irregularidade da marcha lenta;
- Engasgos do motor;
- Forte cheiro de combustível em marcha lenta;
- Condição dos bicos injetores.