Sim, hoje em dia o próprio fabricante da Vela indica a troca a cada 40.000 Km, principalmente nos veículos turboalimentados, onde ele tem uma pressão de combustão muito maior do que um veículo aspirado e tem uma ignição, tendo Bobina muito mais forte, acabam desgastando a vela, não prematuramente mas rápido. Já foi projetado esse sistema para isso, projetado para exigir tudo da ignição e da Vela de ignição. Então Velas, devem ser trocadas.
Como saber se as velas estão dando problema?
Velas de ignição com defeito podem causar problemas de partida, aumento do consumo de combustível, perda de desempenho e falhas no motor.
Sinais de que as velas estão com problemas:
- Luz do motor de verificação acesa
- Dificuldade para dar partida
- Carro engasgando, soluçando ou com solavancos
- Marcha lenta irregular
- Aumento do consumo de combustível
- Perda de desempenho
- Emissão de gases excessiva
Causas de problemas nas velas Desgaste dos eletrodos, Quebras e trincas no pé do isolador, Manchas amareladas no isolamento do eletrodo central, Erosão dos eletrodos centrais e laterais.
Recomendações:
- Não ignore a luz do motor de verificação acesa
- Troque as velas de ignição conforme recomendado pelo fabricante
- Verifique também cabos e bobina da ignição
Veículos aspirados tem o mesmo processo de troca?
Essa troca às vezes pode levar uns 50 a 60 mil Km, dependendo do veículo, do uso, uso urbano dentro da cidade com certeza tem um desgaste com a quilometragem mais baixa, veículos que rodam em estrada terão um pouco mais de durabilidade.
Como é feita essa análise da troca?
- No diagnóstico é removida essa Vela, analisada a sua folga;
- O estado de coloração, o desgaste se está irregular;
- Se já apresentar qualquer um desses problemas, já é indicada a troca ou então de acordo com a Km.
Há diferença na aplicação das velas para cada motorização?
Sim, cada motorização existe uma aplicação de Velas, tem um código específico, às vezes você encontrará a mesma motorização, porém, muda a potência.
A aplicação incorreta da Vela gera algum dano?
Sim, gera dano na Bobina de Ignição, desgaste-se prematuramente.
Como é a aplicação das Bobinas?
- Hoje todos os veículos mais novos, são equipados com uma Bobina individual para cada Vela.
- Se o motor é 4 cilindros, 4 bobinas.
- 3 cilindros, 3 bobinas.
- Se é um motor de 8 cilindros, 8 bobinas também.
Quando ocorre um problema com 1 bobinas, o que se recomenda?
Se uma bobina deu problema, essa bobina foi instalada na fábrica juntamente com as demais, exemplo 8 bobinas, as 8 peças ou as 4 ou as 3 peças juntas, e se uma apresentou defeito, o procedimento correto é a substituição do jogo completo de bobinas, para que não haja um período curto de 2, 3 mil quilômetros e vir outra queimar.
Como estão a vida útil de suas Velas de Ignição e Bobinas de Ignição? Estão adequadas a motorização ou a preparação do seu veículo no caso de veículos remapeados? Agende conosco sua revisão por tempo, km ou avaria 55 11 98618-0765
Velas de Iridium duram 100mil km?
As velas de iridium são feitas de um material nobre de alta resistência, com maior capacidade de condução da eletricidade, melhor resistência a temperatura. Consequentemente tem maior durabilidade.
Ficou alguma dúvida? Achou importante esta informação?
Ajuda divulgar a importância de um acompanhamento constante em seu veículo, ele é um bem que serve a você e seus familiares e precisa de cuidados. Bons cuidados previnem e ajudam manter a saúde e o bom desempenho durante muitas e muitas quilometragens.